segunda-feira, 4 de outubro de 2010

TCHÊ ROZA - Um apaixonado pelo futmesa!

Tudo teve inicio em 30 de maio de 1953. Com 8 anos, como todo guri em dia de aniversário, o que poderia acontecer? Ganhar já de cara uma caixa com dois times de botões plásticos. Os vermelhos com escudo do Flamengo e os brancos do Botafogo. Foi amor a 1ª vista... Entrou no sangue essa paixão pelo futmesa. Mais tarde, ganhei outro plantel desta feita do Bangu. Esses eram mais altos, então partimos para fazer a 1ª mesa de "eucatex", material utilizado em divisórias que era bem liso. Junto com mais 3 vizinhos, jogávamos pelas calçadas da Rua Prof. Dr. Araujo, no meu bairro em Pelotas. Já na garagem de meu primo Gilberto Ramalho acontecia uma novidade, eles estavam jogando com botões grandes e grosseiros dos “velhos casacos”. Logo passamos a imitá-los. Os tempos foram passando e outra opção surgiu. Era o quebra-quebra dos carrinhos de plásticos, derretia-se em forminhas e depois rapava-se no chão para dar o acabamento. 
Em 1975, durante um jogo do G.E.Brasil no Estádio Bento Freitas, escutei uma turma que estava próxima de mim, falando sobre JOGO DE BOTÃO. Isso despertou a minha curiosidade! Então pedi informações sobre onde eles jogavam. E, para surpresa minha, quem estava ali me convidando para fazer parte da já bem organizada APFM-Associação Pelotense de Futebol de Mesa era Aldyr Schlee, um dos fundadores da APFM. Que por essas coisas estranhas da vida, foi fundada em 30 maio 1975, na mesma data do meu aniversário!...Passei então a jogar na Regra Brasileira, disco, 1 toque, muito conhecida também como Regra Baiana.
Títulos na APFM: Campeão Torneiro de Verão 1984; Campeão 10º Aniversario da ASURVIC 1985 Vice Campeão Torneio de Integração ALFM x APFM (São Lourenço do Sul-RS) em 15-11-1984.
Em maio de 1987, recebi convite da Diretoria do COP-Círculo Operário Pelotense, para fundar e ser o responsável pelo Dptº. de Futebol de MESA do COP, fato que foi muito marcante na minha vida esportiva de muita dedicação ao futebol de mesa.  Após a montagem da 1ª mesa, convidei três amigos: João Armando Ochoa, Jader Baldez Morales e Getúlio Duval, para fazerem parte do departamento de futebol de mesa recém criado. Com a ajuda deles, começamos a buscar novos adeptos e aos poucos o nosso depto. de futebol de mesa foi crescendo. Mas para mim, o mais marcante foi ter proporcionado o surgimento de novos excelentes botonistas que ao longo destes 23 anos, obtiveram grandes conquistas tanto a nível estadual como nacional. Destes, posso destacar o Luiz Antonio Rodalles, Vitor Mecking e Moraes.
Títulos no COP: 3º Lugar no 1º campeonato Interno-1987; Campeão Torneio Ronaldo Prietsch-1987, Campeão Torneio 21 Abril 1988; Campeão 1º Torneio Veteranos COP 2001; 3º Lugar 2º Torneio Veteranos COP 2002; Campeão Torneio Inauguração da mesa do River Plate 12/2002; Campeão Bola Murcha COP 2002; Vice Campeão Torneio ARFM x COP 03/2003; Vice Campeão Torneio de Verão COP 03/2003; 4º Lugar no 1º e no 2º Turno da Taça de Bronze 12/2003
Participações: Campeonato Estadual por Equipes –03/1995 – Canguçu-RS; 1º Torneio Florianópolis-SC x Pelotas-RS 11/1995; XII Campeonato centro-Sul Brasileiro– 06/1996 no Tijuca Tênis Club - RJ; XIII Campeonato Centro Sul Brasileiro-1997 em Florianópolis; 1º Torneio.COP X JAGUARÃO X COP 11/2000; Campeonato Estadual Circulista-FECORS- 10/2003.
Em 1994 fui indicado ao BBB (Botonista Bola Branca) um grupo fechado de “amigos” onde o ideal é reunir-se e bater uma bolinha, a beira de uma churrasqueira regados de umas geladinhas, por descuido dos amigos BBB, conquistei alguns troféus....
Vice Campeão IX BBB 05/1994 –Rio Grande-RS- final contra o GUIDO; Campeão Bola Murcha BBB 11/94; Vice Campeão 5º Frescão do Franz 03/1995; Campeão 8º Frescão do Franz 1997; Vice Campeão 2º Torneio DE’LEI 01/2001
Com o passar dos tempos viemos residir em Joinville-SC, encontramos o pessoal da regra 12 TOQUES, foi uma boa experiência, mas não era a minha praia....
Em 2006, por amigos de Florianópolis, fiquei sabendo que aconteceria  em São José dos Pinhais-PR, um torneio integração entre Paraná (AFUMTIBA) X Santa Catarina (CAMAG) que jogavam  na Regra Brasileira, disco, 01 toque. Fui lá para assistir ao torneio. Encontrei  "velhos conhecidos" anteriormente adversários de associações do Rio Grande do Sul. Como ocorreu um acidente com um dos representantes da AFUMTIBA, este teve que se ausentar deixando a sua equipe com a falta de um botonista. Fui convidado pelo pessoal da AFUMTIBA e aceitei participar do torneio no lugar deste botonista. A partir deste torneio, fui convidado e aceitei ingressar no quadro social da AFUMTIBA, no qual me encontro até hoje. Minhas maiores e verdadeiras vitórias no futmesa, foram todas as amizades conquistadas em volta das mesas, nas diversas competições que tive o privilégio de participar.
      


Um comentário:

  1. Grande "Tche" Roza!!!
    Um grande abraço no amigo.
    Linda matéria!!!
    Fique com Deus!!!

    Rangel

    ResponderExcluir